O presidente Lula deu mais um sinal de que pretende vetar o novo modelo de divisão dos royalties do petróleo. Pela proposta aprovada no Congresso Nacional, o Estado do Rio perde R$ 7 bilhões e arrasa em cheio a economia de nossa região. Em sua última declaração sobre o caso, Lula afirmou que “acordo feito com governadores sobre a distribuição de royalties do petróleo da camada pré-sal foi rompido”.
O acordo citado pelo presidente previa que a maior parte dos royalties do pré-sal ainda não licitado seria distribuída a estados e municípios produtores e uma parte menor seria destinada aos não produtores. Só que alguns deputados e senadores se aproveitaram do momento eleitoral e aprovaram que os royalties seriam distribuídos entre todos estados e municípios sem distinguir produtores e não produtores. E o que é pior: a regra atingiria também os blocos de petróleo já licitados. Assim, querem tirar de nós até mesmo um direito adquirido.
A partir daí, o Estado do Rio se mobilizou e no Sul Fluminense tivemos a iniciativa de montar a campanha “O Rio não precisa parar para o Brasil avançar”. Fizemos faixas e panfletos para alertar a população e conseguimos levar milhares de pessoas para uma mega passeata no Rio de Janeiro. Conseguimos mostrar ao Brasil nossa cota de indignação e de que estávamos prontos para lutar pelos nossos direitos.
Ao que parece a covardia que fizeram no Congresso será revertida em justiça pelo presidente Lula, pois o presidente ainda disse que o acordo inicial “era a melhor solução para a questão do petróleo”. Ou seja, para Lula vale o que foi firmado antes da votação e valeu a pena a mobilização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário