sexta-feira, 16 de julho de 2010

Parceria incrementa turismo em Itatiaia

De Itatiaia


Estive visitando Itatiaia com boas notícias para a população. A direção do Instituto Chico Mendes (ICMBio) prevê que, até o final do ano, serão firmadas parcerias que vão definir um novo modelo de exploração turística nos parques nacionais brasileiros. Entre os primeiros 11 parques que serão incluídos neste novo modelo de gestão está o de Itatiaia.

Pela proposta apresentada na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o ICMBio vai propor contratos de concessão para que empresas privadas possam explorar passeios, trilhas, hospedagem e alimentação nos parques. Para que ninguém confunda a medida com uma espécie de “privatização” dos bens naturais, ficou claro no encontro que a administração e a fiscalização do parque continuam sendo atribuição exclusiva do governo federal.

O instituto pretende incentivar o turismo nos locais que abrigam os parques, já pensando na Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Com certeza este fato vai ajudar a fazer com que uma das cidades da região Sul Fluminense seja escolhida como subsede dos eventos. Volta Redonda e Resende já se candidataram.

O ICMbio informou que já foi encerrada a licitação para o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, e que estão em andamento as propostas para os parques da Serra dos Órgãos e da Tijuca, no Rio de Janeiro; de Itatiaia, na divisa entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro; de Abrolhos, na Bahia; e de Fernando de Noronha, em Pernambuco.


Em tempo: O Parque do Itatiaia é o mais antigo parque nacional do Brasil, fundado em 14 de junho de 1937.



Hoje: Diario do Vale divulga apoio de prefeitos a Deley


Diario do Vale divulga apoio do Prefeito Neto e de mais 3 prefeitos a Deley. Matéria completa: http://bit.ly/cVqEQU

Trem-Bala

De Volta Redonda


A ANTT divulgou o edital de licitação do Trem-Bala que vai ligar Campinas e São Paulo ao Rio de Janeiro. E pelo que foi mostrado, nossa região Sul Fluminense será uma das mais beneficiadas com o empreendimento.

Resende foi citada como uma das paradas opcionais, enquanto Volta Redonda ou Barra Mansa poderão ganhar uma parada obrigatória. Quem vencer a concorrência para tocar o projeto vai decidir quais das duas cidades ficará com a estação. Independente da cidade vitoriosa, ganhou a região como um todo. Até porque, Volta Redonda e Barra Mansa ficam muito próximas uma da outra e os projetos apresentados colocam as paradas bem na divisa das cidades. Ah, a decisão da empresa vencedora sai em abril.

Mobilização sobre royalties vai funcionar

De Brasília

O presidente Lula deu mais um sinal de que pretende vetar o novo modelo de divisão dos royalties do petróleo. Pela proposta aprovada no Congresso Nacional, o Estado do Rio perde R$ 7 bilhões e arrasa em cheio a economia de nossa região. Em sua última declaração sobre o caso, Lula afirmou que “acordo feito com governadores sobre a distribuição de royalties do petróleo da camada pré-sal foi rompido”.


O acordo citado pelo presidente previa que a maior parte dos royalties do pré-sal ainda não licitado seria distribuída a estados e municípios produtores e uma parte menor seria destinada aos não produtores. Só que alguns deputados e senadores se aproveitaram do momento eleitoral e aprovaram que os royalties seriam distribuídos entre todos estados e municípios sem distinguir produtores e não produtores. E o que é pior: a regra atingiria também os blocos de petróleo já licitados. Assim, querem tirar de nós até mesmo um direito adquirido.

A partir daí, o Estado do Rio se mobilizou e no Sul Fluminense tivemos a iniciativa de montar a campanha “O Rio não precisa parar para o Brasil avançar”. Fizemos faixas e panfletos para alertar a população e conseguimos levar milhares de pessoas para uma mega passeata no Rio de Janeiro. Conseguimos mostrar ao Brasil nossa cota de indignação e de que estávamos prontos para lutar pelos nossos direitos.

Ao que parece a covardia que fizeram no Congresso será revertida em justiça pelo presidente Lula, pois o presidente ainda disse que o acordo inicial “era a melhor solução para a questão do petróleo”. Ou seja, para Lula vale o que foi firmado antes da votação e valeu a pena a mobilização.