terça-feira, 27 de julho de 2010

Violência nos estádios agora é crime

De Volta Redonda



Agora está confirmado. O presidente Lula sancionou a lei que criminaliza violência nos estádios. A lei modifica o Estatuto do Torcedor, tornando crime violência, vandalismo e cambismo. O projeto faz parte do pacote de medidas do Ministério do Esporte, conhecido como Torcida Legal, lançado em março de 2009. Tive o privilégio de participar de muitas das discussões em torno destes projetos em Brasília e no Rio.

Então fica o aviso aos brigões. A partir de agora, o torcedor (se é que podemos chamar os valentões assim) que praticar atos de violência e vandalismo até o raio de 5 km dos estádios, promover confusão e invadir o campo pode ser punido com o pagamento de multa, banimento das arenas e prisão de um a dois anos, sem prejuízo de outras penalidades. Além disso, o projeto pune os cambistas e juízes que manipularem o resultado de partidas.

Outra mudança é a ampliação da obrigação de estádios que deverão manter central técnica de informações. Antes o limite era de arenas com capacidade para 20 mil torcedores e, com a lei, mudou para 10 mil. Os eventos esportivos deverão ter infraestrutura suficiente para viabilizar o monitoramento por imagem do público presente e das catracas de acesso aos estádios. Lendo tudo isso, vemos o quanto o Estádio da Cidadania, em nossa Volta Redonda, está à frente de seu tempo. Um orgulho para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário